segunda-feira, 6 de julho de 2009

M M D C


MMDC ou MMDCA ?
A sigla MMDC foi composta com as iniciais dos nomes de quatro estudantes paulistas mortos pelas forças ditatoriais no confronto ocorrido no dia 23 de maio de 1932. Porém outros paulistas foram feridos nesse dia. Três morreram no local: Martins, Miragaia e Camargo. Dráusio, um menino de 14 anos, faleceu no dia 28, em conseqüência dos ferimentos sofridos. Com as iniciais de seus nomes foi formada a sigla MMDC, que representava a disposição de São Paulo para enfrentar a ditadura.
Mas, além desses quatro, Orlando Oliveira Alvarenga foi ferido gravemente, vindo a falecer durante a Revolução, 81 dias após. Com isso, foi relegado ao esquecimento.
Este ano, quando a Revolução completa 70 anos, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, homenageará 100 heróis, descendentes ou personalidades ilustres com a medalha MMDCA, que adiciona a inicial de Alvarenga, o quinto paulista morto no confronto de 23 de maio de 1932.
Texto composto com informações de Hely Felisberto Carneiro, membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (SP)



Mário MARTINS de Almeida 31 anos, solteiro, fazendeiro em Sertãozinho. Nascido em São Manoel (SP). Morto em 23/5/32.



Euclydes Bueno MIRAGAIA 21 anos, solteiro, auxiliar de Cartório em S. Paulo. Nascido em S. José dos Campos(SP).Morto em 23/5/32.



DRÁUSIO Marcondes de Souza 14 anos, ajudante de farmácia em S. Paulo. Nascido em São Paulo. Morto em 28/5/32.



Antonio Américo de CAMARGO Andrade 30 anos, casado, 3 filhos, comerciário em S. Paulo. Nascido em São Paulo. Morto em 23/5/32.

Nenhum comentário:

Postar um comentário