sexta-feira, 9 de julho de 2010

Desfile marca as comemorações dos 78 anos da Revolução de 1932

Desfile marca as comemorações dos 78 anos da Revolução de 1932
Evento aconteceu no Parque do Ibirapuera.
Veteranos do MMDC também participaram do desfile.
Do G1 SP

A Revolução Constitucionalista de 1932 comemora 78 anos nesta sexta-feira (9), feriado no estado de São Paulo. Para festejar a data, o Comando do Exército Constitucionalista, junto com os veteranos do MMDC (como são conhecidos os que lutaram na Revolução Constitucionalista), desfilaram no Parque do Ibirapuera.

O evento começou às 8h e contou com a presença do governador Alberto Goldman, além do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, do delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, e do comandante geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, a professora Dorina de Gouvêa Nowill, de 91 anos - segunda mulher a comandar o exército simbólico da Sociedade Veteranos de 1932 - passou o comando para o veterano Jorge Michalany, de 94 anos.

saiba mais

Pontos históricos de SP ajudam a relembrar a Revolução de 1932 Urnas com as cinzas de heróis combatentes da Revolução de 1932 foram depositadas no mausoléu, após as salvas de tiros dos policiais do 3º Batalhão de Choque. As autoridades também depositaram flores no 'Túmulo Herói Jacente', que representa os jovens estudantes Martins, Miragaia, Draúsio e Camargo (MMDC).

Revolução de 32
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último, dois dias depois da rendição paulista) com 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2.200 mortos. São Paulo, depois da revolução de 1932, voltou a ser governado por paulistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário